Praia #3 - Praia da Pedreira
Descobri mais uma praia perto de Vila Franca do Campo. Desta vez mais precisamente em água de pau, um pouco à frente das praias principais da zona. Mais uma praia na margem sul da ilha.
Desta vez foi a praia da pedreira.
Quando pensei que era impossível ter uma praia mais recôndita, deserta e intocável pela mão humana, quando visitei a praia do degredo, sem dúvida que me enganei.
Esta praia encontra-se no fim de uma falésia, mas ao contraio das praias comuns, que tem uma entrada por uma parte baixa da falésia algures, esta praia não tem qualquer entrada. O único acesso à praia é uma impressionante escadaria incrustada na rocha da falésia. Uma escadaria bonita e natural mas com uns impressionantes 250 degraus. Até pode não ser nada demais para alguns, mas para aqueles que não são atletas natos debaixo de sol escaldante tornam-se complicadas.
Ao chegarmos finalmente ao areal, deparamo-nos com uma magnifica enseada, recheada de barcos e canoas. Uma gigantesca falésia nas nossas costas, uma pequena casa abandonada num canto, provavelmente um antigo bar, e dois chuveiros rudimentares que já não se encontram em qualquer praia, mas continuam funcionais.
Devido a baía que é criada pelas rochas, torna-se um ponto ideal para os barcos fazerem uma pausa e as pessoas darem mergulhos e fazerem padel.
O areal não é muito extenso, mas devido à falta de conhecimento por parte do público em geral e o seu acesso pouco pratico e rápido torna-a uma praia pouco frequentada e bastante limpa e natural.
Outro ponto que também me encantou nessa praia foi o mar, para uma pessoa que não sabe nadar como eu, torna-se bastante complicado ir a água, e até mesmo insuportável nos dias de maior calor, mas esta praia em particular devido à sua enseada tinha a água bastante calma, sem ondulação alguma, tornando-a quase uma lagoa, o que facilitava e muito a ida a água.