Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Skitty

My Skitty

Qui | 09.07.20

Praias Açores #4 - Porto de Santa Iria

Porto de Santa Iria - Ribeira Grande, São Miguel

 

Hoje visitei pela primeira vez o Porto de Santa Iria (também conhecido como Porto da Ribeirinha) na cidade da Ribeira Grande.

É um porto natural que nunca tinha ouvido falar antes. Aventurei-me assim, a conhece-lo num dia ameno, onde o vento não convida uma ida ao mar. Além de não se estar um dia de calor para entrar no mar, trata-se de um sitio não aconselhável a pessoas que não sabem nadar.

 

JWYME3328.jpg

 

 

Este porto caracteriza-se por se encontrar numa zona de grande falésias. Tendo um caminho pedestre esculpido nas mesmas que termina no porto. É ainda possível avistar diversos pequenos ilhéus ao largo do porto, onde os mais aventureiros se arriscam a alcançar para apanhar sol. 

"Localizado numa zona de altas falésias, o Porto de Santa iria é um pequeno porto piscatório e de recreio. Daqui, é possível aceder de barco às grutas vulcânicas da Ponta do Cinturão."

- CMRG

 

 

(indicações para o trilho que leva ao porto)

 

Após chegarmos à descida da falésia, é necessário fazer um pequeno trilho de cerca de 10 minutos até nos aproximarmos do mar. Não sendo permitida a passagem de carros.

Trata-se de um porto piscatório mas também de recreio, onde podemos ver as crianças e adolescentes locais a desfrutarem do sol de verão e das rochas da falésia para saltarem para o mar. 

 

KLNTE9293.jpg

(ao fundo podemos ver o porto de recreio onde se tem acesso ao mar)

 

QNHLE3115.jpg

 

Link do Porto de Santa Iria: https://www.ribeiragrande.pt/geo/porto-de-santa-iria/